UNASUL

por Maria Beatriz Amaro publicado 14/07/2014 10h51, última modificação 29/11/2019 11h20

União das Nações Sul-Americanas - UNASUL

 

A UNASUL surgiu em 2008, com o intuito de construir, de maneira participativa e consensual, um espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico e político entre os países da América do Sul, bem como o fortalecimento e proteção da democracia. Composta hoje por doze Estados-Membros, suas atividades são dividas em doze Conselhos Setoriais, que abordam os mais variados temas dentro dos objetivos preconizados por esse foro.

Conselho Sul-Americano em matéria de Segurança Cidadã, Justiça e Coordenação contra a Delinquencia Organizada Transnacional

Dentro do organograma da UNASUL, o DRCI se atenta ao Conselho de Segurança Cidadã, que é instância de consulta, coordenação e cooperação entre os Estados-membros em matéria de segurança, justiça e ações contra o crime transnacional. Durante o Encontro sul-americano de Ministros realizado em outubro de 2013, os países membros da UNASUL consideraram que o crime de lavagem de dinheiro representa uma ameaça direta à segurança cidadã e se comprometeram a promover várias ações de enfrentamento ao crime de lavagem de dinheiro.