Você está aqui: Página Inicial > Sua Proteção > Políticas sobre Drogas > Formação

Ações de formação são fundamentais para dotar os(as) profissionais de habilidades e de competências que lhes permitam desempenhar atividades de redução da oferta de drogas. Por meio da formação e variantes (capacitação, aperfeiçoamento, treinamento, dentre outras), tais profissionais aprendem novos conhecimentos e praticam novas técnicas que os(as) habilitarão a gerar impactos mais positivos e atingir resultados com maior eficiência, a menores custos.

À SENAD compete promover, realizar e articular atividades formativas em benefício de profissionais envolvidos(as) com a redução de oferta de drogas.

Cursos com inscrições abertas

Objetivo: fortalecer o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (SISNAD) por meio de fornecimento de capacitação sobre os elementos conceituais e teóricos mais essenciais à atuação profissional prática de repressão ao narcotráfico e crimes conexos.

Público-alvo prioritário: agentes e operadores do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD) e do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) que atuam direta e indiretamente no domínio da redução de oferta de drogas, quais sejam:
  • Quadros do Ministério da Justiça e Segurança Pública;
  • Policiais brasileiros (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civis e Militares);
  • Profissionais vinculados ao sistema penitenciário brasileiro; 
  • Guardas civis;
  • Militares das Forças Armadas;
  • Quadros operacionais da Receita Federal e dos Correios; dentre outros.

Vagas: 6.000 (seis mil), preferencialmente para operadores e agentes do SISNAD e SUSP. Caso a totalidade das vagas não seja preenchida pelo público-alvo prioritário, cidadãos em geral poderão inscrever-se no curso.

Modalidade: à distância, com tutoria.

Período de inscrição: de 15 de fevereiro a 25 de março. Para se inscrever, o(a) candidato(a) devem acessar o Portal do Curso (http://front.senad.ufsc.br/inscricao/).

Parceiros: SENAD/MJSP e SeAD/UFSC.

Para mais informações, acesse a página eletrônica http://front.senad.ufsc.br



 

Objetivo: fortalecer o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (SISNAD) por meio de fornecimento de curso para peritos criminais oficiais, federais e estaduais, voltado à gestão de crimes econômicos e financeiros.

Público-alvo: peritos criminais, federais e estaduais, que exerçam atividade profissional relacionada à materialização de provas por meios da elaboração de laudos periciais em investigações e processos criminais e atuem na área financeira, bem como servidores públicos federais vinculados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Advocacia Geral da União que atuem no campo da gestão de ativos oriundos do narcotráfico e crimes conexos.

Vagas: 40 (quarenta),  para público interno Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD) e da Advogacacia Geral da União (AGU). 

Modalidade: semipresencial. 

Período de inscrição: de 29 de janeiro a 5 de fevereiro de 2021. Para se inscrever, os candidatos devem preencher os dados e anexar os documentos requeridos, digitalizados, claramente legíveis, em formato PDF, por meio do endereço eletrônico https://inscricaoposgraduacao.unb.br/.

Parceiros: SENAD/MJSP, SEGEN/MJSP e UnB.

Para mais informações, acesse a página eletrônica www.economia.unb.br, o edital ou e-mail mestradodispater@unb.br



Cursos Concluídos

 


Objetivo: difundir conhecimentos, técnicas e tecnologias relacionadas com a identificação e a análise de substâncias psicoativas, por meio da capacitação de Peritos Criminais.

Público-alvo e Vagas: Peritos Criminais oficiais estaduais, no total de 124 vagas (a serem preenchidas mediante indicação oficial por parte das secretarias estaduais de segurança pública ou congêneres).

Modalidade: presencial, dividido em 9 cursos.

Formato e data de realização: 3 (três) turmas de nível básico sobre Instrumentação em Química Analítica (03-07/08/2020; 21-25/09/2020; 19-23/10/2020) e 1 (uma) turma de nível intermediário (09/13/11/2020). 2 (duas) turmas para o curso sobre Novas Substâncias Psicoativas (05-09/10/2020; 30/11-04/12/2020). 3 (três) turmas para o curso sobre Análise Toxicológica (datas a serem definidas).

Local: Instituto Nacional de Criminologia SPO – Brasília/DF e possivelmente outros (a serem definidos).

Órgãos Parceiros: SENAD, SENASP e Polícia Federal.

Para mais informações, clique aqui!


 

Saúde e Segurança na Escola


Objetivo: formação continuada dos professores para identificarem alunos em situação de risco social e para obordarem adequadamente fatores específicos de risco associados à violência: o uso abusivo de álcool e outras drogas.

Público-alvo: educadores do ensino básico e fundamental de escolas públicas dos municípios mais violentos do país.

Modalidade: EAD, em ambiente virtual de aprendizagem.

Realização: SENAD, SENASP, Fundação Oswaldo Cruz e UnB.

Apoio: MEC e Ministério da Saúde.

Para mais informações, clique aqui!


A Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por intermédio da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está ofertando o Curso CaPtaNDo – Capacitação em Política Nacional sobre Drogas neste segundo semestre de 2020. O curso terá duração de três meses a partir de 10/09/2020.

O curso tem o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD) e busca oferecer uma aprendizagem de qualidade e gratuita para diversas pessoas que atuam com assuntos relacionados à problemática das drogas.

O CaPtaNDo promove uma abordagem de conteúdos fundamentada em três eixos principais: políticas públicas sobre drogas, gestão de ativos oriundos do narcotráfico e de crimes conexos, e temas emergentes em redução da oferta de drogas.

O curso contou com mais de 5000 inscritos em todo o país. Os cursistas são profissionais de diversas áreas: juízes e servidores de Tribunais de Justiça; membros do Ministério Público; leiloeiros; operadores do Sistema Único de Segurança Pública, membros das Comissões Estaduais Permanentes de Avaliação e Alienação de Bens e áreas afins; estudantes e público em geral interessado no tema.

Para obter mais informações, acesse o site do curso:  http://captando.senad.ufsc.br/